Dividir apartamento? Pense 3 vezes...
Hoje a conversa é com você que acha que dividir apartamento com mais de 2 pessoas vai ser o caminho para sua liberdade. Na verdade essa experiencia foi a entrada vip pro inferno viu....Eu tive que dividir apartamento com 8 pessoas e to aqui pra contar um pouco dessa loucura que tá sendo.

No início tudo parecia lindo, conhecer gente nova, lidar com a casa 'cheia'. Eu estava realmente adorando a experiencia. Daí o tempo vai passando, aquela euforia também e quem aparece? Isso mesmo, os PROBLEMAS! De repente certas atitudes que você não percebia vão te incomodando (banheiro sujo, lixeira transbordando, louça acumulada, fogão sujo...), fora lidar com hábitos, temperamentos, culturas e personalidades diferente.
Limpeza da casa
Olha que eu não sou nenhuma 'doctor clean', sempre me considerei muito bagunceira e até relaxada, logo essas coisas nunca me incomodaram. Até começar a lidar com esses pequenos problemas (tem piores). Se você pretende morar/ou mora com outras pessoas, você precisa ter senso de coletividade para o bom funcionamento da casa. Ninguém gosta de morar em um ambiente sujo e se você gosta, por favor não ache que as pessoas tem que conviver com isso.

Se você achou a cozinha limpa quando foi cozinhar ou o banheiro limpo na hora do banho, apenas mantenha o local limpo (as coisas nao se limpam sozinha, você não mora com as fadas da limpeza). Procure fazer a sua parte, não to falando que você deve virar empregado. Mas a partir do momento que você colabora de alguma forma, você pode pedir colaboração dos outros.
No lugar onde eu moro agora, eu to tendo muito problema com isso. Cheguei num estágio que: faço quando quero e nos dias que to sem paciência, o ambiente fica sujo. As pessoas não querem colaborar pra manter o funcionamento da casa. Isso é muito chato, porque suga bastante a nossa energia. Tem dias que você acorda disposta à arrumar as áreas em comum, mas tem dias que você não vai querer fazer nada. O prazer de fazer as coisas, de arrumar, acabam virando obrigação.
Então faça a sua parte quando você achar melhor, no dia que você quiser fazer. Desde que faça, e não ache que você tem a obrigação de arrumar e limpar tudo sempre. Se não existir coletividade, apenas faça a sua parte.
Alimentação
Primeiro voce precisa ver o funcionamento da cozinha pra estabelecer o seu horário nela (repare no horário que o local fica mais vazio e ajuste de acordo com sua necessidade). Por exemplo: se você acorda cedo, é melhor preparar sua comida toda quando chegar do trabalho.
Tenha cuidado com tudo o que você compra (arrume algum jeito de identificar suas coisas na geladeira), algumas coisas é melhor deixar no quarto porque infelizmente algumas pessoas não sabem que se ela não comprou aquele pacote de batata ela não deve usá-lo.
Eu to tendo muito problema com isso também, vários alimentos andam sumindo aqui e não só os meus. Então to tendo que colocar tudo em um saco e amarrar bem pra pessoa pensar duas vezes no trabalho que ela vai ter pra roubar a comida. A situação chegou no ponto de ter que falar com a senhoria sobre a situação e solicitar uma reunião.
Você vai ter que lidar com pessoas que te pedem tudo o tempo todo. Não deixe isso se tornar um hábito ou você terá problemas, também evite ficar pedindo as coisas o tempo todo, por mais que seja uma emergência, uma hora cansa (por mais que fulano diga "pode pedir sempre, não ligo" , ele liga, ele comenta por trás e na hora certa vai jogar isso na sua cara). Ninguém e obrigado a ficar te emprestando tudo o tempo todo. Cada um que faca suas compras e seja feliz ok?

Se você achou a cozinha limpa quando foi cozinhar ou o banheiro limpo na hora do banho, apenas mantenha o local limpo (as coisas nao se limpam sozinha, voce nao mora com fadas). Procure fazer a sua parte, não to falando que você deve virar empregado. Mas a partir do momento que você colabora de alguma forma, você pode pedir colaboração dos outros.
No lugar onde eu moro agora, eu to tendo muito problema com isso também ( vocês vão ler muito essa frase aqui). Cheguei num estágio que: faço quando quero e nos dias que to sem paciência, o ambiente fica sujo. As pessoas não querem colaborar pra manter o funcionamento da casa. Isso é muito chato, porque suga bastante a nossa energia, por mais que você diga que não se importa, uma hora vai começar a incomodar e muito. Tem dias que você acorda disposta a arrumar as áreas em comum, mas tem dias que você não vai querer fazer nada. O prazer de fazer as coisas, de arrumar vai virando obrigação.
Então faça a sua parte quando você achar melhor, no dia que você quiser fazer. Desde que faça, e não ache que você tem a obrigação de arrumar e limpar tudo sempre. Se não existir coletividade, apenas faça a sua parte.
Respeite as áreas em comum
Provavelmente no lugar que você vai morar, deve existir as famigeradas regrinhas para a boa convivência e se não tiver nenhuma, se esforce para não precisar mesmo delas. Todo mundo sabe que ouvir som, ou qualquer barulho (relevante) depois das 23hrs, é proibido. Então por favor coopere, mantenha as áreas em comum limpas, nao monopolize os espaços. Afinal, todos pagam, todos tem o direito de usufruir do mesmo espaço.
Tente nao deixar objetos caros e pessoas jogados pela casa, voce sabe da sua índole, nao sabe do seu vizinho de quarto então evite futuros problemas. Trate os ambientes como se fosse a sua casa mesmo, porque vai se tornar por mais que seja temporário.
Saiba lidar com as pessoas
Rotina nova, casa cheia...é normal se empolgar com a galera da casa da casa, querer conhecer...Mas vai com calma ok? Não saia falando da sua vida, dos seus relacionamentos, da sua intimidade POR FAVOR! Pelo menos até pegar confiança nas pessoas.
Como você vai conviver com essas pessoas, acaba sendo normal elas conhecerem voce, afinal, existe coisa mais intima do que morar com alguém? Mas não subestime seus vizinhos de quarto, você não sabe do caráter deles, da índole então todo cuidado é pouco. Se preserve, com o tempo você vai saber com quem compartilhar sua vida.
Tente se manter o mais longe possível daquele morador que adora arrumar problema, fazer intriga, fofoca e coisas do tipo...Esses, se alimentam do caos, fazem a casa virar um BBB mesmo! Manipulam, falam o que for preciso pra ver o circo pegar fogo. De repente voce acorda e ta no paredão, cada desentendimento é levado pro pessoal e sua vida vira um inferno.

Se você achou a cozinha limpa quando foi cozinhar ou o banheiro limpo na hora do banho, apenas mantenha o local limpo (as coisas nao se limpam sozinha, voce nao mora com fadas). Procure fazer a sua parte, não to falando que você deve virar empregado. Mas a partir do momento que você colabora de alguma forma, você pode pedir colaboração dos outros.
No lugar onde eu moro agora, eu to tendo muito problema com isso também ( vocês vão ler muito essa frase aqui). Cheguei num estágio que: faço quando quero e nos dias que to sem paciência, o ambiente fica sujo. As pessoas não querem colaborar pra manter o funcionamento da casa. Isso é muito chato, porque suga bastante a nossa energia, por mais que você diga que não se importa, uma hora vai começar a incomodar e muito. Tem dias que você acorda disposta a arrumar as áreas em comum, mas tem dias que você não vai querer fazer nada. O prazer de fazer as coisas, de arrumar vai virando obrigação.
Então faça a sua parte quando você achar melhor, no dia que você quiser fazer. Desde que faça, e não ache que você tem a obrigação de arrumar e limpar tudo sempre. Se não existir coletividade, apenas faça a sua parte.
Umas coisas que eu percebi nessa experiência são que:
1. Não devemos confiar demais nas pessoas;
2. De boas intenções o inferno esta AMARROTADO;
3. Que você precisa saber lidar com as diferenças sim (sejam boas ou ruins);
4. Não dá pra conviver sem RESPEITO (isso é pra vida);
5. Você faz amizades pra vida toda (como é bom, compartilhar a vida com seu vizinho de quarto, você ganha um irmão);
6. Talvez você tenha que morar com o MAL EM PESSOA...E voce vai sofrer muito ate aprender a lidar com esse serumaninho;
Dito tudo isso, juro que não to aqui pra desanimar vocês, muito pelo contrário. Dividir apartamento é muito legal, você nunca tá sozinho, você acaba conhecendo muita gente (as pessoas levam parentes e amigos). Além disso, faz você amadurecer muito como pessoa...Você cria responsabilidades que na sua casa você não tinha.